Ainda na onda de “livros interativos”, hoje vou falar sobre o último que adquiri: The Dark Knight Manual. Acho que, a essa altura do campeonato, não é segredo nenhum que o Batman é o meu super-herói preferido (depois do Asa Noturna), então quando vi este manual na livraria, quase me senti na obrigação de comprá-lo, apesar do preço meio salgado.
Da mesma maneira que o livro Protocolos Homem de Ferro, The Dark Knight Manual é um livro que não dá tanto foco para o conteúdo literário em si como para os extras que vêm no livro. Ele não tem uma “história” propriamente dita, limitando-se a fazer alguns resumos dos eventos da trilogia de filmes dO Cavaleiro das Trevas, incluindo algumas informações gerais a respeito dos equipamentos utilizados. Mas a graça do livro fica por conta dos extras, como não poderia deixar de ser!
Bom, como sempre, falemos um pouco da capa. Não tenho muito do que reclamar, é uma capa bonita e resistente, com a ilustração bem icônica em baixo relevo. Ela padece do mal de todo encadernado de capa escura: qualquer ocorrência já é o suficiente para deixar um risco visível na capa.
Logo de cara já nos deparamos com esta página interessante em formato de arquivo. Dentro dele, temos algumas fotos do casal Wayne, da família e duas páginas com a documentação do caso. É claro, todo o material é feito em papel de ótima qualidade.
O conteúdo do livro em si foi escrito como se o próprio Bruce Wayne estivesse fazendo anotações sobre seu arsenal, a estrutura da Batcaverna, veículos e tudo mais. Vários post-its escritos pelo Alfred e pelo Lucius Fox foram incluídos no manual. Também encontramos diversas fichas técnicas dos veículos.
Um diferencial bem legal deste livro com relação ao Diário Perdido e ao Protocolos Homem de Ferro é o fato de ele não incluir mapas “soltos”. Ao invés disso, mapas e blueprints estão todos incluídos em envelopes bacanas.
Coisas bacanas que foram incluídas neste livro: adesivos! Adoro adesivos, embora relute em usá-los efetivamente. Quando eu tomar coragem, eles vão ficar ótimos no meu armário! Só tenho um porém: uma das páginas de adesivo estava meio dobrada e acabou colando na página. Quando fui tentar desgrudar o adesivo, isto aconteceu:
Uma pena.
Uma coisa que eu gosto bastante nesse tipo de livro são os “mini-encadernados” anexos ao manual. A qualidade do material é muito boa e esse esboço do uniforme do homem-morcego é excelente para usar de referência.
O que mais temos de interessante? Hm… que tal… mais páginas em formato de arquivo, mais imagens, fotos e adesivos?
Se nada disso parece interessante, entusiastas da série Dark Knight vão achar a próxima adição deveras… intrigante:
Eu não gosto do Coringa, mas achei que esses foram os extras que fizeram o Dark Knight Manual valer a pena! As cartas foram muito bem feitas, o material utilizado não é uma cartolina vagabunda e esse arquivo do Coringa tem dois compartimentos separados para guardá-las. Excelente!
Para finalizar, na contra-capa do livro temos o mapa de Gotham City guardado cuidadosamente em um envelope.
E quando achávamos que não tinha mais nada para nos surpreender…
Tah-daaaaah! Um CD com alguns extras bacaninhas! Nada de OST, apenas algumas imagens legais e wallpapers. Mesmo assim, uma boa adição!
Dos livros com extras que comprei, esta é a minha segunda melhor aquisição, ficando atrás apenas do Book of Sith. Altamente recomendado para colecionadores e fãs do Batman!
Comentários Recentes
4 de fevereiro de 2018
25 de janeiro de 2018
16 de janeiro de 2018
7 de janeiro de 2018