Maratona Literária de Inverno 2015

1 de julho de 2015

Quem acompanha o blog sabe que eu ADORO Maratonas Literárias (mesmo que tenha falhado miseravelmente em todas em que participei). Então, quando vi o vídeo do Geek Freak anunciando mais uma Maratona Literária, eu fiquei radiante de alegre. Quem já participou de uma maratona hosteada por ele sabe como elas são divertidas e não se resumem a “façam uma TBR e leiam tudo no menor tempo possível”. Ainda que você não esteja fisicamente no mesmo lugar que os outros participantes, a impressão que você tem ao participar dessa maratona é bem diferente. É BEM divertido ler freneticamente ao mesmo tempo que várias outras pessoas, ver as fotos e acompanhar o progresso de todo mundo. O Victor Almeida também é muito bom em gerenciar sprints e desafios, os posts dele nas redes sociais são bem legais de se acompanhar e a única constante das maratonas é a diversão!

Estou escrevendo meu post aqui para confirmar minha participação na maratona. Vamos que vamos!

Antes de mais nada, um pequeno disclaimer: devido ao número de coisas que eu tenho para ler, ao menos inicialmente eu não pretendo fazer a TBR temática semanal. Posso até tentar adequar o que eu pretendo ler a ela, mas… vamos ver!

Os desafios propostos e os livros que me proponho a ler são os seguintes:

– Um livro com figuras ou ilustrações

Para esta categoria, escolhi The World of Thedas vol. 1, da série Dragon Age, cuja leitura estou procrastinando desde o último book haul. Eu inicialmente pretendia colocar os dois volumes na lista, mas como é muita coisa para ler em muito pouco tempo, não achei prudente fazer isso!

SAM_1432

– Comece e/ou termine uma série, trilogia ou duologia

Ousadia e alegria, minha gente. Se é para ser um desafio, então vamos colocar um desafio aqui. Escolho os dois livros que eu tenho do Christopher Paolini, Eragon & Eldest. Como só tenho os dois primeiros livros, eu me proponho a ler apenas esses dois. Se eu gostar, pego os outros livros da série mais tarde!

SAM_1475

– Um livro que alguém escolheu por você

Aqui, vou deixar Crônicas de um Vendedor de Sangue, do Yu Hua. Meu amigo escolheu esse livro pra mim há um bom tempo, mas até agora não o li.

SAM_1476

– Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica

Aqui vou ler um livro que ainda não adquiri, que é o livro Perdido em Marte, do Andy Weir.

– Um livro com a capa azul

Eu estou sem livros com capa azul para incluir no desafio, então vou colocar uma coleção que eu não tenho esperança alguma de concluir até o final da maratona, visto que eu provavelmente vou levar uns três meses para terminar de ler: Outlaws of the Marsh, dos autores chineses Luo Guanzhong e Shi Nai’an.

SAM_1318

– Um livro do gênero que você menos leu ano passado

Eu não leio livros técnicos sobre desenho já faz um bom tempo, e estou completamente ciente de que preciso mudar a situação. Portanto, escolho o livro 100 Anos Luz, Câmera e Ação, do Edgar Moura.

SAM_1477

– Um livro que você ganhou

Feliz ou infelizmente, eu tenho o costume de priorizar a leitura de livros que ganho dos meus amigos e familiares, então não tenho na minha lista nenhum livro que tenha ganho de presente de outras pessoas. Por isso, vou tomar a liberdade de escolher um livro que me foi emprestado pela minha avó, e fico com The Flight of the Innocents, da Lin Yutang.

SAM_1478

– Um livro com mais de 400 páginas

Para esta categoria, vou escolher um ebook. E já que também estou participando do #YearOfCosmere, vou aproveitar a oportunidade para tentar ler o tijolão Words of Radiance, do Brandon Sanderson.

SAM_1297

Antes de começar a ler qualquer um desses livros, eu quero terminar o que eu já estou lendo no momento, que seriam os livros The Alloy of Law, do Brandon Sanderson (afinal de contas, preciso preparar terreno para o livro Shadows of Self, que sai em Outubro!), A Thousand Pieces of Gold, da Adeline Yen Mah (que eu comecei há um bom tempo e até agora não concluí) e Dark Places, da Gillian Flynn. Outro livro que pretendo ler/escutar no meio da Maratona é o livro que está para ser lançado: Armada, do Ernest Cline. Esse eu vou fazer buddy reading/listening com o Thiago, então esperem por um episódio dedicado a ele em um futuro próximo!

E, como vários booktubers já disseram, é difícil se manter em uma TBR porque quando você cria a lista, você está com um determinado humor. Quando você vai pegar o livro para ler, é bem possível que o seu humor esteja diferente. Então é BEM provável que eu acabe mudando a TBR, ou que eu leia outras coisas no meio do caminho.

Mais uma coisa: durante a duração da Maratona, eu pretendo postar o progresso geral aqui no blog semanalmente toda quarta-feira, mas o review dos livros continuará sendo feito no podcast mesmo. Se houver algum comic sobre o qual eu queira fazer algum review, eu só irei postá-lo ao final da Maratona, nem tanto por questões de tempo, mas porque eu imagino que seja meio chato ter sua lista floodada com trocentos posts do blog em uma única semana.

Lembrando apenas que a Maratona começa dia 6 de julho e termina dia 3 de agosto. Para mais informações, veja o vídeo do Geek Freak!

E você? Pretende participar da Maratona? O que está na sua TBR?

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017