Review – Livro de Cain

17 de junho de 2015

Algumas coisas são lendárias no mundo dos games. Alguns jogos se destacam por serem muito bons em termos de jogabilidade. Outro por terem histórias formidáveis ou personagens formidáveis. ou um mundo incrível ou até mesmo trabalhos excelentes com dublagem. Outro jogos, entretanto, acabam se destacando por características negativas, como a terrível demora para serem lançados. É o caso de jogos como Duke Nukem Forever, Final Fantasy XV e diversos outros. E quem não conhece a fama de Diablo 3 pelos trocentos anos que o jogo levou para ser lançado?

Vou confessar que nunca fui uma fã tão grande assim da série Diablo, mas a causa principal foi o fato de eu nunca ter tido um computador muito bom para jogar. Por esse motivo, acabei mergulhando no mundo de Diablo 3 sem saber muito a respeito dos jogos anteriores. Quem jogou os outros dois jogos da série é absolutamente fascinado pelo lore dos mesmos e, olhe… o universo criado para abrigar o plot da série é imenso. Para que Diablo 3 fosse trazido à vida, foram criados três “mundos” (por assim dizer) bem distintos.

Livro de Cain é uma coleção de relatos coletados por Deckard Cain em um formato bem similar a um diário. Em vários aspectos ele lembra bastante o Book of Sith e contém diversas anotações no decorrer do livro. Temos aqui a origem do universo e histórias dos conflitos do céu e do inferno, bem como diversas lendas e relatos históricos dos conflitos que nos levaram até onde começa o jogo. Temos histórias de anjos e demônios, conflitos e muitas, mas muitas imagens belíssimas desenhadas em um estilo de sketch.

SAM_1466 SAM_1467

O mais bacana é que, ao final do livro, temos um mapa do universo em que o jogo se passa, tudo isso guardado em um envelope fechado com um adesivo que simula um lacre de cera.

SAM_1470 SAM_1471

É claro, na época em que o livro foi lançado, os livros “interativos” (com folhas soltas, adesivos e material extra espalhado pelas páginas) ainda não tinha se popularizado, o que é uma pena. Eu acho que teria acrescentado muito ao material.

Uma pequena crítica que tenho com relação ao material é que, ainda que a diagramação do livro seja bastante caprichada, acho que a distribuição de imagens ficou um pouco incoerente. Ocasionalmente temos várias páginas com diversas ilustrações e outras extremamente pesadas em termos de conteúdo, mas isso é apenas implicância minha.

SAM_1469

Outra coisa é o fato das bordas do livro terem sido picotadas para parecerem páginas de velhos pergaminhos. Nesses aspectos, o Diário do Barba Negra foi bem mais caprichado. Da maneira como fizeram com o Livro de Cain, ocasionalmente aqueles restinhos do papel picado desprendem do livro. Meus pêsames àqueles que têm tapete em casa.

Outra implicação minha: achei muito bacana que o livro detalha a gênesis de diversos personagens que dão as caras durante o jogo, mas… e os nossos heróis? Eu gostei bastante de todos eles, e gostaria de ter visto pelo menos um trechinho a mais sobre os mesmos no livro.

SAM_1468

Quem não jogou Diablo 3 vai ficar muito perdido com o livro? Provavelmente vai. Eu zerei Diablo 3 e ainda fiquei com um pouco de dificuldade de me achar na timeline de eventos e conflitos do jogo. Tem bastante referência a diversos eventos do jogo, então conhecer o universo em que você está ajuda bastante.

Quem não ler este livro vai perder muito do jogo? Hmm… talvez não. Acredito que quem tem o costume de ler tudo que é documento do jogo, falar com todos os NPCs e prestar atenção nos diálogos vai ganhar um pouco mais de profundidade na história, mas quem não ler o livro não vai sentir tanta falta dele.

De resto, é um material excelente, com um conteúdo legal, traduzido de maneira decente e com ilustrações lindíssimas. Se você é fã da série, vale muito a pena!

  • Fred

    Next Review : The Book of Tyrael

    • Hah, não! O Livro de Cain eu ganhei de aniversário do Tiu Neo, foi só por isso que eu li. =p
      Você tem todos, Fred?

      • Fred

        Todos TODOS não, é coisa demais. Mas tenho do Cain e do Tyrael, e as HQs do Jacob. Tudo em inglês. Ainda pretendo comprar The Order e Storm of Light.

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017