Audible: vale a pena?

22 de abril de 2015

Disclaimer: não, não estamos sendo pagos para fazer este post! Tudo que estamos escrevendo e postando provém de experiência pessoal com o uso do site!

Recentemente o pessoal tem me perguntado muito a respeito dos audiobooks do Audible no Twitter, então achei que este seria um assunto bastante pertinente para se tratar no blog: vale a pena ou não fazer uma assinatura no Audible?

Primeiramente, tenho que ressaltar que o Audible é um serviço que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, disponibiliza audiolivros em diversas línguas, não apenas em inglês. Dependendo do título, você pode encontrar livros em diversas línguas, inclusive pt-br. No entanto, o acervo disponível em nossa língua é bem pequeno, então se você pensa em abrir uma conta no Audible para audiolivros em português brasileiro, já não vale a pena o esforço e o investimento.

Agora, se você pretende fazer uma conta por lá para pegar audiobooks em inglês e melhorar seu listening, é bom levar algumas coisas em consideração. O mais importante é o fato de que nem todos os livros que você vê enquanto visita o site estão disponíveis para ser baixados no Brasil. Quer fazer um teste? Sem estar logado, procure pelo livro If I Stay, do Gayle Forman. Achou? Faça o login e tente comprar o livro. Duas coisas podem acontecer aqui:

  1. Você não vai encontrar o livro quando for efetuar a busca novamente ou

  2. Quando você tentar comprar o livro, vai aparecer a mensagem “este livro não está disponível atualmente para a região em que você vive”.

Isso é algo recorrente e, infelimente, não há muito que possa ser feito a respeito. Há certas barreiras legais que o Audible/Amazon ainda não foi capaz de superar, então freqüentemente você não poderá baixar diversos audiobooks bacanas embora eles estejam disponíveis no site (acreditem, eu fiquei BASTANTE chateada quando descobri a quantidade de livros narrados pelo Gideon Emery que eu não posso comprar).

Outra coisa: se você pensa em pegar uma conta no Audible tendo em mente a idéia de escutar o audiobook num mp3 genérico, é bom pensar duas vezes. O site disponibiliza o audio para aparelhos Android, Apple e para ser escutado diretamente no PC, então é bom dar uma pesquisada primeiro e verificar se o seu mp3 player se enquadra nos quesitos necessários para escutar os livros!

Como funciona isso?

Você cria uma conta no Audible e logo de cara ganha um crédito para gastar no livro que quiser, o chamado “free trial”. Caso queira continuar com a conta, coloca o número do seu cartão de crédito nas configurações de usuário e todo o mês o Audible vai descontar U$14,95 da sua conta, dando um crédito para você gastar no livro que quiser, independente do valor do livro. Quer gastar o crédito com um livro de 30 dólares? Você pode. Quer gastar o crédito com um livro de 10 dólares? Você pode, mas vai sair no prejuízo. A partir do momento em que você apertou o botão para comprar o livro, ele é seu para o resto da vida, até mesmo se resolver desistir da assinatura. Ops, deletou o audiobook do seu computador acidentalmente? Não tem problema, basta ir até o site e baixá-lo novamente! Ou seja: a partir do momento em que você tem um crédito disponível, você pode pegar praticamente qualquer livro ao módico preço de U$14,95! E caso você ache que um só crédito por mês é muito pouco e você está sedento por audiobooks, você pode fazer um upgrade da sua conta e, por U$22,95 você ganha dois créditos por mês. Eles também têm planos anuais que disponibilizam os 12 (ou 24) créditos numa tacada só, e isso pode sair em conta se você pretende pegar muitos audiobooks.

Um benefício interessante do Audible é que, a partir do momento em que você efetuar a assinatura, você automaticamente ganha 30% de desconto em todos os livros do site. Preste bastante atenção nisso, porque às vezes o livro sai mais barato puramente com o desconto do que comprando com créditos. Mais um detalhe: ocasionalmente eles fazem promoções exorbitantes em que o preço dos livros baixa para menos de 5 dólares. É bom ficar atento a essas promoções!

Outra coisa bacana do Audible e que eu e o Thiago comentamos ocasionalmente no podcast é que em algumas datas especiais (Páscoa, Dia dos Namorados, Memorial Day etc.) eles disponibilizam audiobooks gratuitamente para quem é assinante. Nem todo audiobook é PUXA VIDA PERFEITO, ÓTIMO, FANTÁSTICO mas, novamente, se o seu intuito é melhorar seu listening em inglês, é bom ter contato com tipos diferentes de livros! (mesmo porque quando tem audiobook de graça, eu e o Thiago geralmente falamos a respeito dele no podcast)

Uma coisa que me perguntam bastante é se o audiobook vem com o eBook junto e a resposta é: infelizmente, não. Se você linkar sua conta do Audible com a Amazon, você pode ganhar um desconto significativo no eBook quando compra o audiobook e vice-versa, mas os dois são vendidos separadamente. Mas já que estamos falando de contas ligadas, o Audible faz algo interessante (que o Thiago já mencionou em podcasts anteriores) em que, se você comprar o audiolivro e o eBook companion, o Whispersynch sincroniza o progresso dos dois. Ou seja: suponhamos que você escutou do capítulo 1 ao 5 de um determinado livro. Quando você ligar seu Kindle e ele estiver conectado na internet, o eBook vai sincronizar com o local onde você parou e você continua a leitura do último capítulo que você escutou. Para livros muito grandes, isso pode ser uma tremenda mão na roda! (ah, isso sem falar que você pode baixar o audiobook no próprio Kindle e escutar por lá mesmo)

Observação: alguns audiolivros vêm com um arquivo pdf quando você os baixa para a sua máquina ou mp3 player. Isso acontece quando um livro tem alguma ilustração que seja relevante para a história, que o foi o caso do livro The Rhythmatist, do Brandon Sanderson. Mesmo assim, não se iludam: o pdf contém apenas as ilustrações, o livro continua não vindo junto!

Eu divido minha conta da Amazon com mais pessoas. Os livros que eu adquiro no Audible estão disponíveis para elas também?

Por enquanto, não, ao menos oficialmente. Se você usar o iTunes, por exemplo, o próprio iTunes exige que você faça uma validação no seu usuário antes de baixar o livro, o que não te impede de tentar fazer login com a conta criada. Não cheguei a testar isso com aparelhos Android, mas suponho que o mesmo aconteça por lá. Há rumores de que o pessoal da Amazon/Audible esteja trabalhando para mudar a situação e, assim como eles fizeram com o Family Share, criar um serviço que tenha suporte a múltiplos usuários por conta, mas por ora vamos ter que nos contentar com essas limitações.

É isso que eu quero! Criei uma conta no Audible! E agora, o que eu faço?

Divirta-se! Mesmo com o problema de limitações de região, o Audible tem uma quantidade bem generosa de audiobooks, sendo que cada um tem uma média de 8 a 15 horas de duração (há casos extremos, como o livro The Way of Kings, do Brandon Sanderson, que tem cerca de 45 horas). Isso é o suficiente para te entreter por vários engarrafamentos, filas de bancos e similares. Se tem mais de um livro que você quer adquirir, adicione-o na Wishlist e o Audible será bacana o suficiente para recomendar mais livros do estilo. Da mesma maneira que o Amazon, quanto mais você pontuar os livros que escuta, melhores serão as suas recomendações.

Uma última dica antes de você iniciar as compras: escute o sample do livro antes. Em termos gerais, a qualidade de som dos audiolivros são, no mínimo, muito boas. No entanto, há exceções ferrenhas. Falei um pouco a respeito do livro Storm Front, do Jim Butcher no episódio 28, e mencionei que ele tinha problemas irritantes no audiobook. É bom gastar pelo menos 4 minutinhos do seu tempo escutando o sample e vendo se a qualidade do som te agrada. É claro, por ser apenas uma “amostra grátis”, o áudio é um pouco abafado e o resultado final costuma ser bem melhor, mas se eu tivesse escutado o sample antes de pegar o Storm Front, eu teria evitado muitas horas de arrependimento.

Enfim, acho que é isso que eu tinha para falar a respeito do serviço do Audible e devo dizer que até agora não tenho do que reclamar. Ele é bastante rápido e eficiente e, caso você precise de assistência técnica por qualquer que seja o motivo, o serviço também é muito eficaz. Vale a pena dar uma conferida!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017