Review – Azumanga Daioh Omnibus

4 de fevereiro de 2015

Um dia desses eu estava reorganizando minhas coisas para conseguir mais espaço para guardar livros, jogos e coisas do gênero. Enquanto eu rearranjava os mangás, achei um monte deles sobre os quais seria interessante fazer um review. Pretendo fazer um review sobre todas as coleções que consegui completar (que não são muitas), embora não pense em fazer novas aquisições porque eu meio que já estou saturada da fórmula de história dos mangás (exceção: Attack on Titan, que gosto muito, mas não tenho mais acompanhado por questões de prioridade). Um review que eu achei interessante fazer é o de Azumanga Daioh.

Azumanga Daioh é uma série que conta a trajetória de um grupo de meninas pela época do Ensino Médio, desde o primeiro ano até o último. Cada uma delas tem uma personalidade bem marcante e cada uma retrata uma dificuldade da fase adolescente. A história não tem uma protagonista propriamente dita. Em dado ponto da história, cada uma é protagonista de uma série de eventos. Temos Kasuga (Osaka), uma menina que se mudou recentemente para Tóquio e está tentando lidar com a vida por lá e as diferenças culturais entre províncias, Chiyo, uma menina-gênio, Tomo, uma garota absolutamente elétrica que está sempre tentando ser melhor que as outras (e falha miseravelmente), Sakaki, a menina misteriosa e durona de quem todos têm medo, mas que adora coisas fofinhas, Kagura, a menina que adora ser uma forte rival da Sakaki e Yomi, a menina que adora as amigas, mas também adora ficar irritada com elas. Há também partes da história de duas das professoras: Yukari, a professora de inglês que tem sérios problemas com extravagância e competitividade, e Kurosawa (Nyamo), a professora de Educação Física super bem-sucedida e pé no chão.

A edição que eu tenho é o Omnibus, que reúne todos os mangás já lançados em um único volume gigantesco:

SAM_1331 SAM_1332

Uma coisa que eu acho extremamente interessante na série Azumanga Daioh é a maneira não-convencional de contar a história. Quem já assistiu a série Lucky Star vai se familiarizar rapidinho com o estilo da narrativa: ao invés de usar uma narrativa contínua, relatando fato após fato após fato, Azumanga Daioh conta uma série de ocorrências no formato de tirinhas ao mesmo estilo… Snoopy ou Calvin e Haroldo. Cada tirinha contém uma história bem engraçada que consegue expor muito bem quem são e como são as personagens e, através do relato de ocorrências aparentemente mundanas, expõe os problemas que as adolescentes precisam enfrentar na época de escola: dificuldades em manter notas altas, de se socializar, de se adaptar a um ambiente novo, de escolher o que cursar na faculdade, falta de motivação…

Os traços do mangá são bem simples, mas que funcionam muito bem para o estilo da história que ele está tentando contar.

SAM_1333 SAM_1334

Em termos gerais, eu não costumo gostar muito de histórias de Ensino Médio, mas Azumanga Daioh em particular é uma série que eu gosto bastante pelo nível de desprendimento. Você não precisa ler tudo de uma só vez para entender a história.

(Ah, e para quem se interessar, ele também tem uma série de anime! Não se preocupem se o trailer não faz sentido, ele é meio doido mesmo.)

Quanto aos aspectos técnicos… eu comprei o Omnibus quando estava viajando, estão a versão que tenho é em inglês e, até onde sei, nenhuma editora trouxe a série para o Brasil, então infelizmente só posso sugerir a Amazon para encontrá-lo. Ele também é uma série relativamente antiga (a versão norte-americana foi publicada em 2007), então não sei se há interesse por parte de editoras brasileiras em trazê-lo para cá.

A capa do paperback é bem sucetível a ações do tempo, então sugiro que se tenha cuidado ao armazená-lo (pela foto não dá para ver, mas a capa está cheia de manchas amareladas). Em compensação, as folhas são da qualidade de mangás originais, então elas são bem mais resistentes que os mangás com folha de jornal que temos por aqui, o que permite que ele se conserve por mais tempo sem que as páginas grudem umas nas outras (mas elas mancham de qualquer maneira. Os cantos das páginas da minha edição já estão ficando amarelados).

Enfim, Azumanga Daioh é uma série da qual eu gosto muito, tanto o anime quanto o mangá. Para quem gosta daquele tipo de humor meio sem noção, recomendo!

  • ly

    O Andre era doido pra trazerem pra cá, um dia achamos numa loja que vende mangá aqui. Saiu só 2 até agora, mas é muito legal mesmo! Mas parece que não tem previsão pra sair o terceiro e achamos a tradução meio zoada :/

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017