Top 10 – Comics de 2014

17 de dezembro de 2014

Eu comecei a ler comics recentemente. Se me lembro bem, eu comecei a me interessar efetivamente por comics mais ou menos na época do lançamento do jogo Batman: Arkham City (excelente jogo, por acaso). Quando terminei os dois primeiros jogos da série Arkham, eu estava absolutamente alucinada pelo universo Batman e estava doente por todo e qualquer tipo de informação sobre os comics. Quando eu era mais jovem gostava muito da série dos anos 60, então era aquela a imagem que eu tinha do Homem-Morcego: historinhas de mistério, ceninhas de luta meio bobas, vilões meio caricatos. Devo dizer que fiquei surpresa ao encontrar esse universo mais sombrio, mesmo depois de ter visto o filme com o Michael Keaton e tudo o mais. Uma coisa acabou levando a outra e, agora, posso dizer que eu tenho grande fascinação e entusiasmo pelo mundo dos comics.

Isso tudo me levou a consumir uma quantidade razoável de histórias de super-heróis e comics de maneira geral em um intervalo de tempo relativamente pequeno. Acho até que este ano eu bati meu recorde com relação ao ano passado e espero continuar assim nos próximos anos. Comics são uma mídia muito legal e que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo literário.

E é justamente por este motivo que eu resolvi fazer este post dedicado aos meus 10 comics favoritos de 2014!

Bom, antes de começar a postar os comics que eu gostei, vou começar pelo que eu NÃO gostei.

SAM_1241

Final Crisis foi um comic que me decepcionou bastante.  Eu gostei MUITO do arco Crise de Identidade (aliás, esse foi um dos meus arcos preferidos da DC Comics), não muito do arco Crise nas Terras Infinitas (por causa do estilo do desenho e do fato de ele ser torturantemente longo). Mas Crise Final foi BEM decepcionante. Falei um pouco a respeito dele no Capítulo 20b e acho que não tem muito mais informações que eu possa adicionar. O que dizer a respeito deste comic? Bem… a capa, como mencionei no podcast, é bem bonita. Talvez este tenha sido um dos fatores que me levaram a comprar este comic: eu imaginava alguma coisa ao nível de Kingdom Come e falhei em pesquisar o desenhista deste arco (que não é o Alex Ross). De resto, a maneira como a história foi desenvolvida e representada foi bastante bagunçada e incoerente. A execução em si não foi bem feita e atrapalhou completamente o entendimento de tudo.

E agora sim, vamos ao que nos interessa!

10. The Gunslinger – Last Shots

SAM_1256

Em décimo lugar, temos o último comic do arco O Pistoleiro da série A Torre Negra. Falei um pouco a respeito dele no capítulo 14. Infelizmente não é possível falar muito a respeito dele sem contar spoilers dos livros posteriores (inclusive, eu tive que cortar metade do que falei no episódio!). Embora tenha sido um pouco aquém do que eu esperava do último episódio de um arco de história, foi algo bem interessante de se seguir e nenhuma das histórias contadas neste comic foi contada nos livros, então quem é fã da série vai se deliciar com as “novidades”!

9. Batman: The Long Halloween

SAM_1255

Falei a respeito deste aqui no Capítulo 9. Há quem diga que este é um “arco obrigatório” para fãs do Batman. Pessoalmente, não sou tão fã assim dos arcos mais antigos do Batman, tampouco do estilo de desenho do Tim Sale, mas a história em si é bem legalzinha. Quem gostou de Batman: Ano Um vai gostar desta história aqui!

8. Forever Evil

SAM_1109

Este aqui apareceu no Capítulo 20a e em um dos posts de book haul. O arco principal de Forever Evil foi, na minha humilde opinião, uma das melhores histórias dos Novos 52 (leve em consideração que eu não gosto dos Novos 52, tanto que o arco Convergence da DC Comics está sendo a realização de um sonho). Como mencionei no podcast, eu acho que a DC podia ter se arriscado um pouco mais nesta história (atenção: o link contém spoilers!), mas mesmo assim a história foi bem legal, bem diferente e tudo o mais.

7. Superman: Earth One

SAM_1253

Mencionado no Capítulo 12, Superman: Earth One é o xodó da minha coleção. Eu sei que muita gente não gosta da maneira como o Clark Kent foi representado nesta história, que é um jeito bastante parecido com Man of Steel (com a diferença de que em Earth One ele tem pleno controle de seus poderes e os usa a seu bel-prazer), mas a maneira como o Shane Davis escolheu humanizar o Superman foi exatamente a coisa que eu mais gostei. Acho legal ver este meu super-herói de infância tendo que confrontar problemas muito mais “reais” ao mundo como o conhecemos e como a maneira como o mundo o trata molda sua personalidade e suas decisões. Isso sem contar que a maneira como Kal’el foi mostrado nesta história acabou me lembrando muito das histórias que eu escrevia quando era adolescente. Talvez o fator “nostalgia” tenha afetado meu julgamento com relação a este comic, mas gosto é gosto!

6. Kingdom Come

SAM_1251

Este comic também foi mencionado no Capítulo 12 e só o fato do Alex Ross ter desenhado já o teria feito valer a pena de qualquer maneira. A história pode não ser referência em originalidade, mas é muito boa, sobretudo se você já conhece boa parte dos personagens da “velha guarda” da DC Comics.

5. Blackest Night

SAM_1249

Mencionado no Capítulo 10, este é outro arco de história que eu gostei bastante e que envolve uma quantidade BEM grande de personagens. Mesmo com tanta gente aparecendo em um período tão curto de tempo, achei interessante como ainda assim cada personagem ganha foco em um dado momento da história.

4. Daredevil: The Man Without Fear

SAM_1250

Comentei a respeito desta história no Capítulo 20a. Por ter sido a primeira história do Demolidor que eu li, acho que tive a sorte grande ao escolher este arco para ler. Não sei se o fato do arco O Homem Sem Medo ser ótimo é algo bom ou ruim. É bom porque eu pude conhecer vários aspectos do Demolidor. Não só os personagens e aliados, como também a maneira como ele opera, o tipo de inimigos que ele tem e quanto conhecimento eles têm com relação a ele. O ruim é que, por ter sido uma história boa, eu automaticamente ficarei com uma expectativa muito alta com relação a outras histórias do Demolidor. No entanto, se pararmos para pensar, acho que é isso que acontece sempre que você lê uma história boa: você espera que as próximas que vai ler sejam tão boas quanto ou melhores que esta.

3. Civil War

SAM_1244

Eis outro comic que não tinha como ter errado. Comentei sobre ele no Capítulo 18 e, mesmo não sendo fã ferrenha da Marvel, gostei bastante da história. Se você precisa de um motivo para ler Civil War, que tal o lembrete de que o terceiro filme do Capitão América vai ser sobre este comic?

2. Saga vol. 1

SAM_1243

Eu na verdade gostei muito dos três volumes que já saíram, mas como quero falar mais a respeito dessa série num futuro não muito distante, coloquei só o primeiro comic da série na minha lista. Comentei sobre ele no Capítulo 15. Por ser o volume 1, achei que este graphic novel fez um trabalho muito bom em apresentar ao leitor um universo novo e todas as suas particularidades, ainda que grande parte da história siga apenas um casal.

1. The Gunslinger – The Man in Black

SAM_1242

Por fim, em primeiro lugar escolhi este maravilhoso comic. Comentei sobre ele no Capítulo 14, e agora que estou pensando a respeito, talvez eu devesse ter posto a restrição de não colocar nada relacionado à Torre Negra neste Top 10, hehehe… Mas realmente estava difícil resistir, eu gostei muito de todos os comics da série Torre Negra que a Marvel lançou até agora, e talvez o fato de eu conhecer a história contada neste volume tenha sido o que o tornou tão especial. Como eu e o Thiago já mencionamos diversas vezes, voltar ao universo Dark Tower é sempre uma enxurrada de emoções.

E este foi o meu Top 10 dos comics lidos em 2014!

E você? Quais foram os seus comics preferidos deste ano? Deixem-nos seus comentários!

  • Ly

    Poxa, nem sabia que você tinha começado a ler comics recentemente. Achei que você já era super fã desde bebê. Comentei num post meu que acho muito difícil entender arcos e continuações, fico muito perdida. Mas gostei do The Long Halloween, mas achei Vitória Sombria mais do mesmo. Acho que li tudo junto e essas comics são produzidas com um longo intervalo de tempo (né?) daí a memória não está tão fresca, não sei.
    Me interessei muito pela Saga, vi várias pessoas lendo e falando super bem. São 3 volumes só? É uma história fechada? Prefiro sentar e ler 10 do que ficar esperando lançamento. Sou até assim com seriados.

    Beijos!

    • Hehe, eu sou fã do universo DC desde criança, mas ler comics mesmo, não! Mesmo porque não tinha mais ninguém na família que lia comics de super-heróis e na minha época eles tinham um apelo visual menor que a Turma da Mônica para mim.
      Saga é uma série de comics bem interessante, mas ela não terminou de ser lançada. Inclusive, o volume 4 sai dia 26 de Dezembro! É uma série de que estou gostando bastante e, para mim, cada um deles valeu a compra!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017