Review – The Dark Knight Manual

3 de dezembro de 2014

Ainda na onda de “livros interativos”, hoje vou falar sobre o último que adquiri: The Dark Knight Manual. Acho que, a essa altura do campeonato, não é segredo nenhum que o Batman é o meu super-herói preferido (depois do Asa Noturna), então quando vi este manual na livraria, quase me senti na obrigação de comprá-lo, apesar do preço meio salgado.

Da mesma maneira que o livro Protocolos Homem de Ferro, The Dark Knight Manual é um livro que não dá tanto foco para o conteúdo literário em si como para os extras que vêm no livro. Ele não tem uma “história” propriamente dita, limitando-se a fazer alguns resumos dos eventos da trilogia de filmes dO Cavaleiro das Trevas, incluindo algumas informações gerais a respeito dos equipamentos utilizados. Mas a graça do livro fica por conta dos extras, como não poderia deixar de ser!

SAM_1203

Bom, como sempre, falemos um pouco da capa. Não tenho muito do que reclamar, é uma capa bonita e resistente, com a ilustração bem icônica em baixo relevo. Ela padece do mal de todo encadernado de capa escura: qualquer ocorrência já é o suficiente para deixar um risco visível na capa.

SAM_1204 SAM_1205

Logo de cara já nos deparamos com esta página interessante em formato de arquivo. Dentro dele, temos algumas fotos do casal Wayne, da família e duas páginas com a documentação do caso. É claro, todo o material é feito em papel de ótima qualidade.

SAM_1220

O conteúdo do livro em si foi escrito como se o próprio Bruce Wayne estivesse fazendo anotações sobre seu arsenal, a estrutura da Batcaverna, veículos e tudo mais. Vários post-its escritos pelo Alfred e pelo Lucius Fox foram incluídos no manual. Também encontramos diversas fichas técnicas dos veículos.

SAM_1206 SAM_1207

 

Um diferencial bem legal deste livro com relação ao Diário Perdido e ao Protocolos Homem de Ferro é o fato de ele não incluir mapas “soltos”. Ao invés disso, mapas e blueprints estão todos incluídos em envelopes bacanas.

SAM_1208 SAM_1213

Coisas bacanas que foram incluídas neste livro: adesivos! Adoro adesivos, embora relute em usá-los efetivamente. Quando eu tomar coragem, eles vão ficar ótimos no meu armário! Só tenho um porém: uma das páginas de adesivo estava meio dobrada e acabou colando na página. Quando fui tentar desgrudar o adesivo, isto aconteceu:

SAM_1214

Uma pena.

SAM_1211 SAM_1210

Uma coisa que eu gosto bastante nesse tipo de livro são os “mini-encadernados” anexos ao manual. A qualidade do material é muito boa e esse esboço do uniforme do homem-morcego é excelente para usar de referência.

SAM_1216 SAM_1217 SAM_1215 SAM_1209

O que mais temos de interessante? Hm… que tal… mais páginas em formato de arquivo, mais imagens, fotos e adesivos?

Se nada disso parece interessante, entusiastas da série Dark Knight vão achar a próxima adição deveras… intrigante:

SAM_1218 SAM_1219

Eu não gosto do Coringa, mas achei que esses foram os extras que fizeram o Dark Knight Manual valer a pena! As cartas foram muito bem feitas, o material utilizado não é uma cartolina vagabunda e esse arquivo do Coringa tem dois compartimentos separados para guardá-las. Excelente!

SAM_1221 SAM_1222

Para finalizar, na contra-capa do livro temos o mapa de Gotham City guardado cuidadosamente em um envelope.

E quando achávamos que não tinha mais nada para nos surpreender…

SAM_1223

Tah-daaaaah! Um CD com alguns extras bacaninhas! Nada de OST, apenas algumas imagens legais e wallpapers. Mesmo assim, uma boa adição!

Dos livros com extras que comprei, esta é a minha segunda melhor aquisição, ficando atrás apenas do Book of Sith. Altamente recomendado para colecionadores e fãs do Batman!

  • ly

    socorro. eu quero.

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017