Review – Protocolos Homem de Ferro

26 de novembro de 2014

Bom, semana passada fiz um post a respeito do interessantíssimo livro Barba Negra: O Diário Perdido (bem a tempo de pegar o grande fiasco que foi o lançamento de Assassin’s Creed Unity. Meu timing é fantástico!). Achei que seria de muito mais valia fazer um post no blog ao invés de falar sobre ele por horas a fio no podcast, mesmo porque ele tem bastante material que eu achei relevante mostrar em imagens mesmo. O post desta semana vai seguir o exemplo do post da semana passada porque, assim como ele, o livro Protocolos Homem de Ferro vem com muitos extras que merecem ser mostrados!

SAM_1168 SAM_1169

Bom, enquanto exibo a belíssima capa-dura sem a jaqueta do livro, vou falar um pouco dos aspectos técnicos do livro, como de praxe: se você for procurar a edição norte-americana do livro, você o encontrará com o título Iron Man Manual. Aqui no Brasil, ele foi trazido pela Panini Comics, acredito que você consiga encontrá-lo em praticamente qualquer livraria, embora o preço seja um pouco salgado se você está on budget, com o orçamento apertado por causa das festas de final de ano, coisa e tal.

O livro capa dura tem 160 páginas e uma capa bem bonita e resistente. As imagens que vocês estão vendo são em baixo relevo e bem bacaninhas. A lateral preta do livro é de tecido, bem agradável ao tato e dá um ar sofisticado á capa.

SAM_1170

Uma coisa interessante deste livro é que ele foi escrito como se você estivesse usando os computadores do Tony Stark, então o “narrador” é o Jarvis. Ele não conta uma “história” em si, apenas joga diversos fatos e fichas técnicas de personagens que apareceram nos filmes da trilogia Iron Man (se você não tiver assistido a algum deles, espere por spoilers no livro!). Para melhor imersão, o livro foi formatado de tal jeito que as páginas se assemelham à interface de um sistema com o usuário, como se você estivesse acessando um site. Acho que ele funcionaria melhor com um site propriamente dito, mas mesmo assim acabou resultando em um efeito bem legal.

SAM_1171

Vamos agora falar dos extras do livro (já que, em termos de conteúdo, não há muito o que discutir a respeito): assim como o Book of Sith e o diário de Barba Negra, Protocolos Homem de Ferro contém vários extras legais grudados as páginas. O primeiro item com que me deparei foi esse cartãozinho de visitante. Achei uma pena que os cartões são todos de papelão, não há nenhum de plástico que se assemelhe a uma badge de verdade, mas até entendo que talvez os custos para produzir o livro fossem ficar muito elevados, então relevo. Comparado ao Diário Perdido, eu achei que os cartões e mesmo alguns itens ficaram um pouco fora do contexto do livro. Tudo bem que cartões de visita dispensam explicações e tudo o mais, mas eu teria ficado satisfeita em ver alguma coisa como “é necessário um cartão para acessar lugar X ou Y do escritório”. Outra pequena crítica é o fato de que alguns dos itens em anexo ao livro não foram traduzidos, o que tira um pouco da imersão de quem está lendo a versão em português do livro. Novamente, relevo, visto que as informações dos anexos não são fatalmente essenciais.

SAM_1172 SAM_1173

Quanto à qualidade do material anexo, acho que nem tenho muito a comentar. Tirando esse pequeno detalhe de não terem traduzido alguns dos itens (mas as cartas da S.H.I.E.L.D. estão em português!), os anexos foram impressos em papel de excelente qualidade.

Uma pequena crítica com relação ao material que utilizaram para colar os documentos: eles mancham as páginas. Não tenho certeza do que é aquilo, parece uma espécie de massa de silicone que tem a consistência de um chiclete mascado e deixado no sol. Se você retirar com cuidado, não vai rasgar nem o anexo, nem a página, mas ela vai ficar com aquela mancha de quem almoçou em cima do livro. Isso sem contar que alguns dos documentos foram colados em locais bem ingratos, sobre um texto ou uma foto. Eu até pensei em descolar todos os anexos e colar em um local da página que não afetasse a minha leitura, mas como tem muita coisa, acabei desistindo.

SAM_1176

Um dos anexos mais intrigantes deste livro é o caderninho contendo várias anotações de Howard Stark. São várias páginas de desenhos de protótipos, diversas fórmulas (não testei nenhuma delas para ver se é verdade ou se o Daniel Wallace estava só me enrolando) e várias anotações (feitas em uma letra quase ilegível).

SAM_1177

Sabe aqueles folhetinhos que você ganha em feira de produtos de sustentabilidade? Então, tem um desses no livro, só que relativo à Stark World Expo.

SAM_1178 SAM_1180

Outros extras que você vai encontrar com bastante freqüência: post-its e folhas em anexo (aliás, nessa foto do post-it dá para ver como a cola marca o papel). E não, essa folha com a marca de um copo não é um guardanapo de verdade. Seria legal se fosse!

SAM_1179 SAM_1183

Mais uma coisa bacana do livro: mapas e blueprints.

E já que já estamos falando em referências, para quem desenha e/ou gosta de concept arts, esse livro tem uma quantidade bem pequena de sketches:

SAM_1181 SAM_1182 SAM_1188

Eu gostaria muito que tivessem colocado mais concept arts neste livro, mas colocaram uma coisa que compensou consideravelmente a falta de sketches: além de Protocolos Homem de Ferro conter diversas cenas renderizadas e concepts de locais, bem como fotos de boa qualidade, eles também listaram grande parte das armaduras (se não todas) que apareceram ou foram mencionadas nos filmes!

SAM_1185 SAM_1186 SAM_1187

Enfim, não vou postar TUDO que está no livro por aqui, mesmo porque tem muita coisa.

Em termos gerais, Protocolos é um encadernado muito bacana. Eu esperava um pouco mais em termos de conteúdo escrito, mas no geral estou satisfeita com o tanto de material que tenho para referência agora!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017