Leituras de Novembro (2018)

18 de dezembro de 2018

O ano está quase acabando, mas ainda dá tempo para ler bastante! Novamente Novembro não foi um mês particularmente bom para leituras para mim, porque eu ainda estou empenhada em alguns projetos pessoais, o trabalho anda bem puxado e eu também estive lendo vários livros de desenvolvimento pessoal que provavelmente não interessam muito a todos. Mas, como não poderia deixar de ser, eu li algumas coisas interessantes durante o mês.

Skyward (Brandon Sanderson)
Avaliação: ★★★★★
Eu fiz pré-compra deste livro quando ele foi anunciado. Isso aconteceu em… Dezembro do ano passado? Então imaginem meu alvoroço com esse livro, mais ainda quando ele saiu. Para vocês terem uma idéia, cinco dias depois do lançamento eu já tinha concluído a leitura (este livro tem 528 páginas).
Eu sei que muitos de vocês estão pedindo um episódio tanto a respeito de Skyward quanto Oathbringer, mas o destino do podcast ainda está incerto e não podemos dar uma data definida de quando o podcast vai voltar. Então, estou debatendo aqui se devo escrever um mega post com minhas opiniões a respeito do livro ou esperar até o Thiago ficar disponível novamente para gravar o episódio.
Mas fica aqui a minha opinião a respeito do livro: da mesma maneira que em Armada, eu acho que Skyward teve muitos problemas, especialmente no começo. Mas eu me diverti tanto com o livro, foi uma leitura tão divertida, cheia de ação e drama e momentos inesperados que eu não tenho como dar menos de cinco estrelas para o livro, seja pelo conteúdo em si ou pela experiência que eu tive com ele. Ainda dá para sentir que o Brandon ainda não está tão maduro no gênero ficção científica como ele está com fantasia, mas ainda assim você consegue ver muito claramente quanto potencial essa história tem. Para quem é fã de Brandon Sanderson, não tenho nem o que comentar: é ÓBVIO que eu recomendo a leitura. E para quem é fã de sci-fi em termos gerais, também acho que o livro merece uma chance, sobretudo se você é fã de batalhas com naves espaciais ao estilo Star Wars.

The Story of Sushi: An Unlikely Saga of Raw Fish and Rice (Trevor Corson)
Avaliação: ★★★☆☆
Eu ainda estou na vibe de consumir livros não-ficção e esse aqui foi uma aquisição que eu fiz ano passado, em uma daquelas promoções loucas do Audible (e elas foram tão numerosas que até agora eu estou tentando escutar tudo que é audiobook que está no meu backlog). Resolvi tirar a poeira virtual desse aqui. The Story of Sushi não é um livro ruim, mas eu senti que ele se vendeu de maneira errada. Ele essencialmente mistura a história da origem do sushi com a história de um grupo de estudantes tentando se tornar sushi chefs. Não sei nem se preciso dizer que onde o livro quis falar sobre o que ele se propôs no título, ele foi excelente. Ele não só é uma aula de culinária, mas também de Química e de História. No entanto, onde ele quis ser uma espécie de livro narrativo, ele foi bem fraco. Os estudantes não são pessoas particularmente interessantes e no geral eles só arrastam a história.

Releituras! Esse mês só deu tempo de reler The Song of Achilles, da Madeline Miller. Eu fiz questão de reler o livro quando soube que ela ia palestrar aqui em Toronto, mas acabei só concluindo agora. A releitura foi tão maravilhosa quanto a primeira leitura; Miller tem um estilo de escrita maravilhoso e poético. Ela não se fixa em descrições, mas ainda assim é incrivelmente fácil visualizar o mundo que ela tem em mente. Para quem curte romance histórico e está procurando por um bom romance LGBTQ+, este livro é uma excelente opção.

Estamos nos aproximando do final do ano, caros leitores! Como estão as leituras do mês? Deixem-nos seus comentários!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017