[Review] Million Dollar Outlines

23 de novembro de 2016

Já estamos chegando no final de Novembro, ou seja, a reta final do NaNoWriMo! E já aproveitando a onda, quero falar um pouco do livro que obtive no StoryBundle do NaNoWriMo em 2014: o livro Million Dollar Outlines, do David Farland. Para quem não conhece, David Farland foi um dos mentores de diversos escritores bastante conhecidos hoje em dia (tipo um tal de James Dashner e uma tal de Stephenie Meyer). Ele também é o autor de diversas séries de fantasia, como The Runelords e Ravenspell.

Hotsite
Goodreads
Amazon BR
Nível de dificuldade do livro: fácil/intermediário
Nota: 3 estrelas de 5

Para quem gosta de seguir outlines ou não sabe como criar um antes de começar a escrever sua história, acredito que este seja um norte muito interessante. Neste livro, Farland explica com vários exemplos um pouco sobre como funciona o processo de criação de um outline para uma história, quais são as vantagens e como escrever seu outline de maneira eficiente. Ele não se utiliza de uma linguagem exageradamente técnica, então acredito que novos escritores podem se beneficiar bastante deste livro nesses aspectos.

Eu tenho que dizer, no entanto, que uma das coisas que eu não gostei a respeito dele é que ele realmente foca no aspecto econômico do processo de escrever um livro. Bastante útil para quem quer, de fato, focar em tornar seu livro um best-seller, visto que ele aborda um pouco do por quê alguns livros foram bem sucedidos no mercado. Mas se você é como eu e escreve por hobby, porque gosta da atividade de escrever como um meio de entretenimento, este livro pode soar meio “seco” por vezes. Mesmo assim, acho que dá para tirar bastante informação útil dele.

Infelizmente este livro não foi lançado no Brasil e também não acho que alguma editora esteja de olho nele, visto que ele é relativamente antigo. Ele pode ser comprado pela Amazon, mas eu o achei um pouco caro. Se você está lendo este post em outra época que não a do NaNoWriMo, minha sugestão é aguardar que ele apareça em StoryBundles (ele sempre costuma aparecer em todos) específicos do evento.

E para quem está participando do NaNoWriMo, como vocês estão se saindo? Deixem-nos seus comentários!

  • Timóteo Rezende Potin

    Além de James Dashner e Stephanie Meyer, David Farland também foi professor de um tal de Brandon Sanderson, mas acho que esse é meio desconhecido por aqui…

    Excelente review Melanie. Não conhecia esse livro. Como “escritor em potencial” vou buscar adquiri-lo o mais breve possível…

    • Bem lembrado, inclusive ele deu as caras em alguns episódios de Writing Excuses. Os livros dele costumam ser meio “frios”, mas talvez às vezes seja exatamente disso que estamos precisando. Vale a leitura!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017