Neste episódio não meça esforços, não se preocupe com a moral imposta pela sociedade e venha escutar um pouco sobre o anti-herói!

Contatos

Randômicos

Leitura do mês

Leituras da Semana

Para Ler

O Anti-Herói

  • Timóteo Rezende Potin

    Excelente como sempre o episódio, pessoal!

    Ufa! Pelo menos o Thiago gostou de Horror em Dunwich. De tudo que eu li até hoje do Lovecraft esse é o conto que eu mais gostei. Eu acredito que um dos motivos que me fizeram gostar de ler Lovecraft foi ver de onde sairam as inúmeras referências que a gente vê na cultura pop e em alguns jogos (principalmente em MMOs da vida existem muuuitas referencias aos mitos de Cthulhu, desde construção de cenários até na própria lore de alguns). Quanto a escrita, realmente eu não posso avaliar pq eu li em português e não me incomodou em nada isso. Mas enfim, pelo menos o meu conto favorito se salvou.

    Sobre o tema dos anti-heróis, também gosto muito dessa “classe” de personagens com moral muitas vezes questionáveis mais ou menos pelo mesmo motivo do Thiago: eles são mais “humanos”. Essa característica torna os anti-heróis personagens muito mais críveis e muito mais fáceis de se relacionar na minha opinião.

    Só achei que faltou citar alguns personagens do gênero de sword and sorcery, que é praticamente todo composto por anti-heróis. Conan, o Bárbaro; Elric de Melniboné e outros personagens clássicos.

    Outro exemplo que eu considero um anti-herói que é extremamente bem aceito pelo público (talvez o maior expoente de que estamos em uma “era de anti-heróis”) é o Homem de Ferro dos filmes da Marvel.

    [spoiler de The Way of Kings]
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Pra mim o Kaladin caminha na linha tênue que separa um herói de um anti-herói. Durante a maior parte do livro ele se comporta quase como um anti-herói, mas no final, quando ele resolve voltar para salvar o Dalinar é que ele se mostra realmente sendo um herói, mas na minha opinião ele ainda pode se tornar um anti-herói ao longo da série, principalmente se algo acontecer com o Dalinar ou algo assim.

    p.s.: Estou vendo a ressaca vir dps que eu ler o segundo livro… LIBERA O TERCEIRO AÍ SANDERSON!!

    • Fala, Timóteo!

      Eu estive pensando um bocado a respeito de protagonistas e a questão de identificação do leitor com os personagens. Acho que varia muito de personagem para personagem. A primeira personagem que sempre me vem à mente quando falamos de “eu consegui me identificar com esse personagem” foi a Vin. Ela é uma personagem boa, que segue regras à medida do possível… mas ela padece do mesmo mal (ou bem) que o Kaladin, que você mencionou: ela caminha numa linha muito tênue entre ser uma heroína ou uma anti-heroína.

      E segura os nervo, porque o Sanderson está escrevendo uma novella básica de Stormlight Archive pra matar a nossa sede enquanto Oathbringer não sai. Sobre quem você acha que vai ser a novella? 😀

      • Timóteo Rezende Potin

        Soltei foguetes quando vi essa notícia da Novella!!
        Ainda não li o Words of Radiance pq jurei que só ia ler ele quando terminasse os livros que eu larguei pela metade para ler os livros do Sanderson, então imagino que tem muita coisa dos personagens que eu não sei ainda, mas baseado apenas em TWOK, eu gostaria que essa novela fosse sobre o Szeth, que é o personagem mais curioso do livro na minha opinião (e ele parece ter bastante espaço em WOR, ainda bem!) ou sobre algum daqueles personagens super legais que aparecem nos interlúdios, tipo o Ishikk (o purelaker contatado pelo 17th Shard) ou aquele cara das tatuagens que está pesquisando os sprens, que eu não lembro o nome agora. Mas tb não descarto a possibilidade de ser uma novella que se passe antes dos eventos atuais. Seja lá quem for o personagem, acho que já dá pra confiar que vai ser foda!

        Ah, vcs tão sabendo da graphic novel que sai agora em junho do Sanderson?? White Sand, um dos livros que o Sanderson nunca publicou. É ambientado na Cosmere, em um mundo que parece ser muito promissor e as prévias estão lindas!

        • Ficamos sabendo do White Sand, sim! Já de cara, pelas páginas de prévia, já achei interessante o conceito do sistema de magia, que drena água para funcionar. Não vejo a hora de ver como isso foi desenvolvido dentro do contexto daquele planeta!

  • Jefferson dias

    Não sei se foi coincidência, mas apareceu um site no twitter hoje, e nele tinha um top de anti-herois ?
    http://livrosvsmangas.blogspot.com.br/2015/09/top-5-anti-herois.html

    • Que legal essa lista! Eu juro que foi coincidencia 🙂

  • Isa Prospero

    Melanie, eu li a trilogia Captive Prince! <3 Os dois últimos são melhores que o primeiro. Claro que está cheia de tropes de romance e a questão da escravidão é meio problemática no começo, maaaas eu curto um romance (e tropes, quando bem utilizadas, rs) e os personagens são MUITO bem desenvolvidos ao longo dos livros. Amei principalmente a evolução do Laurent (ou melhor, a evolução do entendimento do leitor sobre ele… não vou falar mais pra não te dar spoilers). Gostei do worldbuilding também, dos personagens secundários e há momentos bem engraçados no último livro. O maior problema é que faltam personagens femininas. Mas se vc curtiu o final do primeiro, leia os outros dois, sim!

    Enfim, adorei como o episódio foi virando uma discussão sobre Stormlight hahaha. Não dá pra evitar, né? Curto um anti-herói também, embora meus preferidos tendam a ser os heróis idôneos. Meu anti-herói favorito dos últimos tempos não é da literatura, mas de série: Frank Castle de Demolidor. Vcs assistem? Ele é foda!

    E obrigada pela menção (é Próspero mesmo!). Não ouvi o ep anterior porque estou lendo Firefight só agora… quando acabar vou lá buscar o cast desse livro. 😉

    Beijos e até a próxima!

    • Esse Captive Prince é de matar mesmo. Eu fui com muita sede ao tacho e vou ser sincera, eu gostei do livro mais do que deveria. De começo eu me senti muito incomodada com o reino de Vere de uma maneira geral, sobretudo com o Laurent. Acho que durante mais da metade do livro eu só fiquei pensando “meu deus do céu, como as pessoas shippam o Laurent com o Damen?? O Laurent é uma pessoa horrível, esse casal não é saudável”. Isso sem falar que eu achei o Laurent MUITO overpowered no começo (BOOOOOO, NERF NOW), ele tava adivinhando muita coisa, contra-atacando muita coisa… Tipo, ele tava muito intocável, e isso estava me irritando um pouco. Mas pra mim, o pior não foi nem o Laurent, e sim duas cenas bem específicas, a da Arena (sério que o Damen conseguiu fazer tudo aquilo enquanto DROGADO?? Isso sem falar no objetivo da Arena, que é algo extremamente doentio) e a do açoitamento (trocentas chibatadas depois e o Damen, torto de dor e com a perda de sangue ainda estava lúcido o suficiente para provocar o Laurent. Como assim??).

      Mas ainda assim, eu fui relevando. A C.S. Pacat escreve de um jeito que eu achei bastante agradável, e eu queria ver até onde a história levava. Quando cheguei nos 60% do livro, eu me dei conta do quanto eu me importava com os personagens e acabei me apaixonando por eles sem perceber. Acho que foi só na cena do jantar que eu percebi isso. Isso sem contar que o Erasmus era uma coisa toda fofa, adorei aquele personagem.

      Outra coisa é que uma conhecida que leu a trilogia toda mencionou que o terceiro livro tem umas cenas mais fofas de romance (está falando aqui a pessoa que não gosta de livros de romance) e isso acabou me vendendo o resto da trilogia. Então terminando de ler o livro do mês de Maio, voltarei a ler a série!

      NÃO CONSEGUIMOS DEIXAR DE FALAR DE STORMLIGHT ARCHIVE. Principalmente porque Kaladin é o nosso HUSBANDO (sim, falo pelo Thiago também).

      Quanto ao Frank, eu não tenho acompanhador a série dO Demolidor. mas eu ACHO o Thiago está assistindo!

      • Isa Prospero

        Entendo completamente! Eu via as pessoas amando os dois juntos e pensava “MAS GENTE ELE TORTUROU O CARA NÃO TÁ CERTO ISSO”. O incrível é que, até o final, vc shippa os dois loucamente. A Pacat realmente consegue virar o jogo, haha. E sim, o terceiro livro tem umas cenas de romance com que <3 eu <3 não <3 sei <3 lidar <3

        E toda essa história da cultura da escravidão sexual (yikes) é mais problematizada também, ainda bem. Não há cenas tão horríveis quanto essa da Arena.

        • …eu terminei de ler Kings Rising e não sei como lidar. ‘-‘ Já tô morrendo de saudades do CHARLS, COUSIN OF CHARLS, GRANDSON OF CHARLS e do LAMEN. .__.

          • Isa Prospero

            A série não fica muito melhor?!

            CHARLS, o homem, a lenda. dgkhlfxjkg melhor cena.

            E Lamen é amoooor <3

          • Gente, fica ABSURDAMENTE melhor. O próprio estilo de escrita da Pacat melhora visivelmente, embora no terceiro livro eu tenha sentido que o drama do romance deles ficou muito mais angustiante. Inclusive, enquanto eu estava lendo o livro, eu fiquei com fortes sentimentos de “ESSAS PESSOAS ME ENGANARAM DIZENDO QUE IA TER FLUFF E #NÃOVAITERFLUFF, EU ESTOU SOFRENDO COM ESSE ROMANCE SOCORRO”.

            Cara, todos os diálogos entre o Laurent e o Damen são engraçados desde o primeiro livro, mas em Kings Rising eles se superaram. A hora em que o Laurent pede chá durante a reunião tática e o Damen se levanta pra pegar é impagável.

          • Isa Prospero

            Siiiim! Disseram que era uma fantasia erótica fofa, de repente eu tô lidando com vítimas de abuso sexual??? para tudo que tá demais

            ESSA CENA, SOCORRO. Tive que abaixar o livro pra superar a vergonha alheia hahahahahah poha Damen se controla mano. E o Nikandros tipo “…….er ANYWAY” kkk

          • Acho que essa é a parte mais engraçada da trilogia Captive Prince em termos gerais: acho que eu não conheci ninguém que não tenha vendido a série como livro erótico com plot legal, aí eu fui ler e SUDDENLY, COMPLEX POLITICAL INTRIGUES, WAR TACTICS AND ANGSTY CHARACTERS. Eu espero que a Pacat esteja escrevendo mais coisas do estilo, porque eu quero ler TUDOOO.

            Eu adoro o Nikandros. Ele é muito o “amigo que vem ao socorro quando você está fazendo todo mundo passar vergonha alheia”.

          • Isa Prospero

            Só vou deixar essa fanart aqui http://kaerb.tumblr.com/post/139203458424/kings-rising-takeaways-nikandros-is-a-bro JDHFJSKDHG nikandros <3

          • A.

            CARA.

            DO.

            NIKANDROS.

          • Mas já na mesma onda, acabei lembrando disso aqui http://catleft.tumblr.com/post/141588259441/headcanon-ur-otp-is-literally-garbage

            O TEMPO TODO.

          • Isa Prospero

            HAHAHAHAHAHAHAHAH

            totalmente in-character sjkdghfd

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017