Marcando quotes e páginas!

27 de janeiro de 2016

Apesar da grande praticidade de ler eBooks e escutar audiobooks, eu ainda adoro ler livros físicos. Tudo bem, tem dias em que eu simplesmente não estou afim de ler livros gigantes (em termos de tamanho) que eu mal consigo segurar. Mas paperbacks e hardcovers geralmente são livros extremamente satisfatórios de ler. O melhor da versão física dos livros? Poder usar marcadores post-it!

Tenho certeza que vários de vocês já passaram por papelarias e sessões de artigos para escritório em supermercados ou lojas de conveniências e já viram aquelas cartelas cheias de tirinhas coloridas (que, convenhamos, não custam muito barato) de post-it. Muita gente gosta de usá-las para marcar certas páginas de cadernos para não se perder nas anotações durante sessões de estudos. Pessoalmente, eu gosto de usá-los com outra finalidade: marcar minhas citações preferidas nos livros físicos que estou lendo!

Eu já vi pessoas usando esses pequenos artefatos de várias maneiras diferentes: algumas pessoas preferem colocá-los na parte superior do livro para não danificar as marcações (ou mesmo as páginas) ao guardar os livros nas estantes (inclusive, alguns marcadores são feitos especialmente para serem utilizados dessa maneira). Algumas pessoas deixam a parte colorida bem para fora. Pessoalmente, eu prefiro usar os marcadores lateralmente, com a ponta colorida não muito para fora do livro.

As razões pelas quais eu faço isso são:
1. Deixar a ponta colorida para fora machuca a mão
2. Eu não gosto que as pontas coloridas sejam dobradas quando eu guardo o livro na estante normalmente.

Eu geralmente mantenho três cartelas de post-its comigo.

Esse aqui eu costumo usar para marcar livros que eu estou relendo.

SAM_1586

Este aqui eu reservo para a marcação de um livro novo que eu estou lendo.

SAM_1588

Por fim, este aqui eu uso para livros que eu levo comigo para todo lugar (no momento, este livro é The Way of Kings, que eu inicialmente escutei em audiobook, mas agora estou relendo a cópia física).

SAM_1587

Com relação ao que exatamente eu marco, geralmente são os trechos que eu mais gostei de ler ou apenas trechos com frases de efeito que eu gostaria de relembrar eventualmente.

SAM_1579

E vocês? Também usam post-its de marcador? Como vocês os usam? O que vocês costumam marcar? Deixem-nos seus comentários!

  • Lucas Albuquerque

    Fala Melanie!

    Realmente fico sempre surpreso com sua organização! o Thiago sempre comenta e eu até te invejo, no bom sentido. LOL!

    Eu sempre fui contra o uso de marcações, principalmente porque até uma certa época as coisas não eram tão desenvolvidas assim , e só tinhamos disponivel o infame marca-texto (geralmente amarelo ou verde-cana)! Graças aos Deuses criaram essa nova geração de marcadores e as coisas mudaram!

    No meu caso, geralmente usava marcações assim em livros técnicos e desde que virei utilizador 100% de livros digitais, meus problemas acabaram e suo à vontade. Claro que não é a mesma coisa, mas mesmo assim é muito útil.

    Por falar nisso, é muito comum achar partes do livros já marcadas no kindle, sugerindo que certas frases de efeito foram marcadas por outros usuários.Na verdade não sei direito como funciona, mas geralmente bate certinho com uma frase que eu marcaria.

    Você costuma fazer isso com todos os livros que lê, inclusive edições “especiais” como, por exemplo, o leatherbound de Elantris?

    Abraços!

    • Fala, Lucas!

      Organização é algo meio relativo no meu caso. Eu tenho funções bem distintas para cada marcador e as fotos fazem tudo parecer muito bonitinho, mas se eu postasse uma foto da minha mesa, você se espantaria com a devastação e o caos!

      Antes eu também era bastante relutante com relação a realizar marcações em livros. Honestamente, não sei nem o que diabos me levou a começar a usar os marcadores, mas a partir do momento que eu comecei a usá-los, não consegui mais parar. Um detalhe legal sobre eles que eu acabei esquecendo de mencionar no post é que eles não têm uma cola muito forte, então se você resolver remover os marcadores por qualquer motivo que seja, você não vai danificar as páginas! Então sim, eu costumo fazer isso para todos os livros que eu leio e cujas citações eu ache que valem a pena ser lembradas e sim, eu faria isso inclusive para edições “especiais”! Aliás, acho que faria mais ainda com edições como o leatherbound de Elantis (que eu não tenho, mas é meu grande sonho de consumo no moment). Eu gosto de pensar que quanto mais marcações um livro tem, mais significativo ele foi!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017