Organizando a casa em 2016!

13 de janeiro de 2016

(A imagem do post veio daqui!)

É isso aí, galera, 2016 começando, e espero que todos tenham começado o ano com chave de ouro, ânimos renovados e muita vontade de ler!

Antes de começar os posts com reviews de livros e comics que tenho lido durante esse feriadão de final de ano, acho que seria interessante fazer um pequeno post a respeito de como pretendo organizar minhas leituras e como vou falar delas este ano.

2015 foi um ano bem interessante em termos de leituras, mas embora eu tenha falado sobre dois livros em praticamente todos os episódios do podcast (três livros no começo do ano), ainda assim eu sinto que não tive muita consistência nas minhas leituras. Em certo ponto das gravações, eu e o Thiago decidimos que seria mais interessante diminuir o número de leituras da semana para dois livros por episódio, mesmo porque os episódios estavam ficando grandes demais para o tanto de coisas que tínhamos para falar. Sabemos que o pessoal que escuta o podcast pelas recomendações literárias torceu o nariz para as mudanças que fizemos, mas ao mesmo tempo que decidimos diminuir o número de livros sobre os quais falamos durante a semana, resolvemos também falar um pouco mais detalhadamente a respeito deles, e isso foi uma mudança que funcionou muito bem para nós. Agora não só não precisamos correr desesperadamente com as nossas leituras para atingir a média de seis livros por episódio, como também podemos falar de cada livro com um pouco mais de calma. Eventualmente, se acabarmos com um backlog muito grande de livros sobre os quais queremos falar, faremos um episódio apenas sobre os livros que lemos.

Com relação aos livros sobre os quais temos falado ultimamente, vamos continuar tentando trazer a vocês reviews de livros que saíram recentemente nos Estados Unidos e ainda não têm data de lançamento no Brasil… ou que virão para o Brasil em breve! Isto é uma prática que iniciamos ano passado, mas que eu quero fazer de maneira mais “regrada” este ano. A cada duas semanas, vou tentar falar sobre um livro que foi lançado bem recentemente. Quando o livro for parte de uma série maior, isso pode ser um pouco mais demorado, mas faremos o possível para manter o ritmo!

Em 2015 tivemos vários ouvintes reclamando que falamos apenas de livros que só foram lançados em inglês, alguns deles sequer serão lançados por estas bandas. Por um lado, entendemos suas frustrações, mas eu gostaria apenas de deixar claro que o foco do nosso podcast é justamente trazer a vocês as novidades do mundo literário mundo afora. Não estamos tentando esnobar ou qualquer coisa do gênero, longe disso. Quem já escutou nossos episódios anteriores sabe que somos a favor de um mundo literário acessível ao maior número possível de pessoas. O que nós queremos fazer é mostrar a vocês lançamentos e novidades e, caso exista um interesse grande em determinados títulos, talvez isso ajude a aumentar a visibilidade dos mesmos e a estimular as editoras a trazerem esses livros para nossa terrinha o mais cedo possível!

Uma coisa que fizemos ainda em Dezembro do ano passado foi criar um grupo de leituras no Goodreads, que lista os livros que pretendemos ler dentro de um intervalo de um mês para que quem esteja interessado possa ler os livros com antecedência… ou pelo menos saiba o que esperar para os próximos episódios. O grupo está aberto a quem tiver interesse, mas enquanto não definimos um formato bom para fazer discussões e coisas do gênero, a postagem está limitada apenas aos moderadores. Não se aflijam, estamos estudando algumas maneiras de organizar tudo direitinho para que todos possam participar! Por enquanto, este grupo serve apenas para agregar as nossas leituras mais recentes e dar uma prévia dos livros que aparecerão durante os próximos episódios, seja por episódios especiais, seja por aparição na sessão de Leituras da Semana (ou, no caso, do mês). Sempre que possível, tento atualizar as datas em que os podcasts correspondentes àqueles livros serão lançados, mas tenham em mente que podem acontecer imprevistos!

Adicionalmente, quem acompanha o blog pelo site deve ter notado que na barra lateral à direita foram incluídos links para o Goodreads com as nossas estantes do que estamos lendo. Sintam-se à vontade para nos seguir por lá!

Os reviews de comics continuarão existindo. O Thiago provavelmente vai falar dos comics que leu durante os episódios, como de praxe. Eu prefiro escrever sobre eles e postar aqui no blog mesmo, da mesma forma como faço com livros com uma quantidade muito grande de ilustrações que mereçam algum comentário. Quando pertinente, seguirei o exemplo dos comics da série Y: The Last Man e farei uma série de comentários (com spoilers) e discussões. É bem possível que eu faça isso com alguns livros também. Vamos ver!

Os posts de book haul deixarão de existir. Calma, não se enganem, eu não deixei de comprar livros, muito pelo contrário! No entanto, devido à falta de espaço aqui em casa, eu tenho me desfeito de diversos livros que não faço questão de reler e dado preferência à compra de livros digitais e audiobooks, que ocupam bem menos espaço. Quando eu gosto MUITO dos livros, como é o caso dos livros do Brandon Sanderson, eu faço questão de comprar a versão física dos mesmos para relê-los, mas essas são as únicas exceções. Sejamos honestos, book haul de livros digitais e audiobooks não são tão agradáveis aos olhos quanto book haul de livros físicos, não acham? Mas, se for o caso e vocês REALMENTE quiserem ver os livros que eu tenho comprado, mesmo sendo a versão digital, não vejo problema algum em fazer um post mensal de book haul.

No mais, em 2016 os Agentes do L.I.V.R.O. têm várias cartas na manga, algumas mudanças em mente e muitas surpresas por vir. Preparem-se!

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017