Warhammer 40K

28 de outubro de 2015

Alguns de vocês que acompanham nosso Podcast já ouviram eu falar sobre Warhammer e hoje eu gostaria de compartilhar um pouco dessa loucura com vocês.

Warhammer 40K

Como este texto vai ser longo eu vou separá-lo em três partes:

Para começar, eu vou responder a pergunta mais óbvia: Que raios é esse tal de Warhammer?

História

Warhammer é um jogo de guerra com miniaturas (miniature wargamming) criado em 1983 pela empresa Games Workshop. O jogo consiste em duas pessoas se enfrentando em uma batalha simulada, utilizando miniaturas para representar suas tropas.

Originalmente Warhammer era ambientado apenas em um mundo medieval fantástico, mas em 1987 a empresa lançou a versão Sci-Fi do jogo com o nome de Warhammer 40.0001.

Uma das características dos jogos da Games Workshop é que as miniaturas utilizadas nos mesmos são vendidas em kits que precisam ser montados e pintados, transformando o jogo em um hobby.

Kit de miniaturas

Embora a pintura não seja necessária para a jogatina, até hoje não conheci nenhum jogador de Warhammer que não pinte suas miniaturas (independente da qualidade da pintura).

Em resumo:

Warhammer é um jogo de mesa (table top game) onde, na maioria das vezes2, dois jogadores colocam seus soldadinhos em um campo de batalha para se enfrentarem.

Como me meti nesse negócio?

Em 2013 eu estava passeando em um shopping com minha esposa e passamos em frente a uma loja que tinha uma porrada de miniaturas em um diorama que parecia com isso:

Games Workshop Diorama

Como eu sempre quis ter vários action figures (e nunca tive coragem ou dinheiro pra comprá-los no passado) fiquei extremamente impressionado (aqui a palavra certa seria excited mas no português isso tem outro significado) com a cena.

Quando entrei na loja para perguntar o que era aquilo, o atendente me explicou que era um jogo.

Naquele momento minha cabeça explodiu!

Quer dizer que eu posso “brincar” com essas miniaturas fantásticas?

A partir daí foi um caminho sem volta. Comprei meu primeiro kit, comecei a tentar pintá-lo para formar meu exército.

Conforme o tempo foi passando, o hobby ficou muito maior que o jogo e até o momento posso dizer que joguei apenas 2 partidas, mas continuo ativo na produção do meu exército e na leitura dos livros dedicados a ele.

O Universo de Warhammer 40000

Muitas pessoas não sabem, mas o conteúdo literário deste jogo é tão rico quanto ao do nosso amado Star Wars.

Atualmente são aproximadamente 365 livros voltados exclusivamente ao enredo do jogo (compare isso com o “antigo” universo extendido de Star Wars que, em uma lista não oficial, eu contei pouco mais de 100 livros), ou seja, os caras publicaram mais de 1 livro por mês nos últimos 28 anos, e para quem gosta de literatura Sci-Fi pesada, isto é um prato cheio!

No próximo post vou focar na história que sustenta toda a temática Warhammer para tentar mostrar a vocês o porquê de eu ser tão facinado por ele.

E até lá me digam: vocês conheciam algo sobre Warhammer?


  1. O número 40.000 é o ano em que o universo da versão Sci-Fi está situado. 
  2. Existem regras especiais para jogar uma partida em 4 jogadores ou mais. 
  • Lucas Albuquerque

    Muito massa, mas imagino que requer uma dedicação que infelizmente não tenho. Já vi algumas partidas (de longe) em casas de jogos aqui em Montréal, mas o máximo que eu me arrisquei em jogos com muitas miniaturas foram os da linha Zombicide.

    • E como requer dedicação. Eu diria que pra pessoa com vida fora da universo de jogos de miniaturas, W40K é muito mais o hobby de pintar do que o jogo.

      Caso se interesse por jogos de miniaturas eu recomendo fortemente o X-Wing Miniature Game, não precisa pintar, é bem fácil de aprender a jogar e o starter set custa 30 obamas na Amazon (comparado com os 120 do W40K é uma barganha :P).

  • Arthur Oliveira Alves

    Eu amo Warhammer 4k embora nunca tenho tido nenhuma miniatura ja joguei a serie de RTS para videogame exaustivamente salvando com varias raças e salvando oito jogos.
    Recomendo fortemente o Warhammer 4k: Space Marine um hack and slash visceral em que você joga
    com os ultramarines.
    Estou tentando jogar os mais novos jogos lançados que agora estão mais parecidos com a serie Diablo porem como a dificuldade esta muito maior esta dificil.

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017