Noite de Autógrafo com Brandon Sanderson

14 de outubro de 2015

Se você acompanha nosso podcast quinzenal, provavelmente já está ciente que eu e a Melanie somos fãs assumidos do, relativamente novo, autor de fantasia Brandon Sanderon.

No episódio 24 fizemos um programa dedicado a minha experiência com a primeira sessão de autógrafos que participei e que, não coincidentemente, foi do Brandon Sanderson.

Embora pareça loucura fazer um blog post sobre o mesmo assunto de um episódio do cast, acredito que as sessões de autógrafos do Sanderson sejam variadas o suficiente para me permitir falar de mais uma delas aqui.

Livro Shadows of Self

A preparação

Na primeira sessão que fui, eu fiz várias coisas erradas, como por exemplo:

  • Cheguei em cima da hora e não tive um bom lugar na apresentação (inclusive fiquei em pé as 4 horas de evento);
  • Achei que ia ser um evento rápido e pedi pra minha mulher me esperar no carro com nosso cachorro;
  • Não me informei com o local, como os autógrafos seriam feitos o que me fez ser um dos últimos da fila;
  • Não comprei os livros, em que queria o autógrafo, antecipadamente;
  • Não coloquei o dia do evento no meu calendário (duh!);

Como vocês podem ver, eu fui o “marinheiro de primeira viagem” mais clássico que se pode ser com um toque de brasileirísse (que só que é da nossa terrinha entende) e apesar de tudo isso eu adorei a experiência! Se você ainda não ouviu, confira lá como foi o evento que eu te espero pra continuar.

Pronto? Então vamos lá…

Para esse último evento eu tentei não ser o noob da outra vez e fiz o seguinte:

Preparado para o evento

  • Fui até a livraria uma semana antes do evento e me informei de como funcionaria tudo. Graças a isso eu descobri que o evento seria cobrado (aparentemente uma prática comum para esse tipo de evento em livrarias pequenas aqui nos EUA) e pude comprar meu ingresso sem enfrentar fila. Sem contar que depois disso eu já sabia o caminho para o lugar (o que evitou de eu me perder no dia) e pude me programar de acordo;
  • Não assumi que o evento seria rápido e não fiz minha mulher me acompanhar e ficar mofando fora da loja. Não me entenda errado, primeiramente eu não “faço” minha mulher fazer nada, mas eu sempre gosto da companhia dela e as vezes eu coloco ela em situações que não são muito do agradáveis (como por exemplo ficar no carro 4 ou 5 horas esperando eu sair da loja); por isso, dessa vez, eu me certifiquei de que ela pudesse “escolher” antes do dia;
  • Cheguei no local com antecedência. Isso me permitiu comer algo antes do evento e ainda assim pegar um lugar muito bom na fila;
  • Preparei algumas perguntas (mentira, a Melanie que pensou nisso por mim) que queria fazer ao autor;

Depois de fazer algumas amizades com pessoas fanáticas pelo Sanderson como eu e garantir meu lugar na primeira fileira de cadeiras do evento eu estava pronto pra noite!

O local do evento

O local escolhido pela equipe do Sanderson foi uma livraria de bairro daqui de perto chamada Kepler’s Books localizada na cidade da sede do Facebook, Menlo Park.

Eu não sei se o “pacote do evento” foi determinado pela equipe do Sanderson ou pela própria livraria mas junto com o ingresso nós ganhamos o livro da turnê em capa dura (Shadows of Self, o quinto livro da série Mistborn), um mapa estilizado de Luthadel (a capital do império da primeira trilogia), um “jornal” publicado na história do livro lançado e um fone de ouvidos intra-auricular estilizado pra série!

Brindes do Evento

Também tenho que mencionar que a loja se organizou muito bem e por ter escolhido cobrar o evento, eles puderam ter um número muito menor de pessoas no local, o que agilizou tudo no final.

Galera esperando o evento começar

O evento em si

Pra quem não ouviu o episódio do cast, o Sanderson sempre separa os eventos dele em quatro partes. A primeira é reservada pra ele falar sobre algo que ele quer, a segunda é uma sessão de perguntas e respostas, a terceira é uma leitura de algum texto inédito dele e a quarta e última é quando o pessoal faz fila pra pegar o autógrafo dele.

Na primeira parte ele falou um pouco sobre machismo no mundo nerd mas não vou entrar em detalhes aqui porque o episódio 41 do cast eu vou contar tudo com detalhes, então fiquem ligados lá ;).

Brandon Sanderson fazendo seu discurso

Na sessão de perguntas e respostas eu estava preparado com nada mais que 5 perguntas para ele. Sabendo que eu teria, com sorte, apenas uma oportunidade de fazer alguma pergunta. Eu achei que a chance das outras pessoas no local perguntarem as mesmas 5 perguntas que eu queria fazer seria muito baixa. Acertei. Quando foi minha vez de perguntar eu ainda tinha uma pergunta na manga! Sim, as minhas quatro primeiras perguntas foram respondidas em 5 minutos.

Aqui eu também não vou falar das perguntas porque elas foram voltadas para os aspirantes a escritores e quero ver se consigo fazer um post legal sobre isso depois.

Quando chegou a hora da leitura, o homem leu um trecho do próximo livro da série Stormlight Archives! Se você não sabe que história é essa, escute o nosso episódio 40 em que falamos tudo sobre os dois primeiros livros.

Gente… nessa hora eu quase tive uma síncope porque o trecho do livro era de um dos meus personagens favoritos! Como foi bom ter podido escutar aquilo antes de todo mundo :P.

Eu consegui gravar o trecho do livro e a apresentação inicial e assim que a turnê dele acabar eu vou tentar colocar os vídeos no Youtube, se ele me permitir, é claro!

Depois disso foi só ir pra fila e em 15 minutos lá estava eu, feliz da vida e novamente, muito satisfeito com mais uma noite de autógrafos.

Eu e meu amigo Brandon Sanderson

  • Lucas Albuquerque

    Muito Legal! Pena que ele não é muito cotado aqui no Canadá, e não conseguirei ir no evento em Boston. Perguntei ale pelo Twitter e aparentemente ele irá ano que vem para Toronto. 🙁

    E esse mapa de Luthadel eu tenho..hhehe

Copyright Agentes do L.I.V.R.O. © 2014-2017